Luta contra o câncer é celebrada no dia 8 de abril
Primeiramente: o tema câncer é de amplo interesse público. Cada vez mais a população precisa se conscientizar sobre os diversos tipos da doença para estar sempre em dia com a sua saúde e, em caso de diagnóstico positivo, iniciar o tratamento em seu período inicial. Ou seja, são fundamentais as campanhas de prevenção para a luta contra o câncer.
Dia 8 de abril é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, que é considerado um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Na última década, a doença teve um aumento de registro de 20% e está entre as quatro principais causas de morte em indivíduos com menos de 70 anos de idade em todo o planeta.
A importância da conscientização na luta conta o câncer
Muito por conta da rotina corrida das pessoas, muitas vezes deixa-se de lado os cuidados com a saúde. Com a questão do acesso à informação, cada vez mais é importante orientar e conscientizar a população com relação a campanhas de prevenção do câncer.
Quando o câncer é diagnosticado, a sua descoberta no estágio inicial pode fazer grande diferença na hora do tratamento. Mas é preciso ter o pensamento de que é necessário procurar um especialista em caso de qualquer indício da doença.
Luta contra o câncer: os tipos e os seus meses de conscientização
- Janeiro Verde-piscina: câncer de colo do útero
Terceiro tipo de câncer mais comum entre o sexo feminino. Em 2020, 6.627 mulheres morreram vítimas da doença. - Fevereiro Laranja: leucemia
6.738 pessoas morreram em 2020 por conta da doença no Brasil – 3.703 homens e 3.035 mulheres - Março azul-marinho: câncer colorretal
20.245 mortes aconteceram em 2020 – 9.889 do sexo masculino e 10.356 do sexo feminino. - Abril lilás: câncer de testículo
Em 2020, 430 homens morreram por conta da doença. - Abril azul: câncer de esôfago
8.307 pessoas morreram em 2020 em decorrência deste câncer, sendo 6.465 homens e 1840 mulheres. - Maio vermelho: câncer de boca
10.900 homens e 4.200 mulheres foram vítimas do problema em 2020. - Agosto branco: câncer de pulmão
Em 2020, 28.620 pessoas morreram por conta da doença, sendo 16.009 homens. - Setembro verde: câncer de intestino
9.889 homens e 10.356 mulheres num total de 20.245 pessoas morreram por conta da doença em 2020. - Setembro roxo: câncer de pâncreas
Em 2020 foram 11.893 mortes, sendo 5.882 homens e 6.011 mulheres. - Outubro rosa: câncer de mama
18.032 pessoas morreram no ano de 2020 – 17.825 mulheres e 207 homens. - Novembro azul: câncer de próstata
15.841 homens morreram no ano de 2020.
*Todos os dados são do Atlas de Mortalidade por Câncer
Outros meses de conscientização do câncer
- Maio Cinza: câncer cerebral
Não é comum e afeta 4% da população do Brasil, sendo o 10º que mais causa mortes. - Junho Preto: câncer de pele melanoma
É o tipo de câncer de pele mais agressivo. - Junho verde: câncer de rim
Homens entre 55 e 75 anos são os mais afetados pelo problema. - Julho amarelo: câncer ósseo
Corresponde a menos de 1% dos casos ambulatoriais em ortopedia. - Julho verde: câncer de cabeça e pescoço
Se tratado precocemente tem probabilidade de 90% de cura. - Setembro dourado: câncer infanto-juvenil
Se diagnosticado em sua fase inicial, as chances de cura chegam a 70%. - Dezembro laranja: câncer de pele
Corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil.
Luta contra o câncer: medidas de prevenção x maus hábitos
Existem medidas, sim, que podem ajudar na prevenção da doença e as principais são: praticar exercícios físicos regularmente, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e alimentos processados, assim como se proteger da exposição excessiva ao sol, e nas relações sexuais.
Sedentarismo e tabagismo
O sedentarismo pode causar, principalmente, os cânceres de pulmão, mama, próstata, rim e cólon. Por semana para os adultos, o mínimo aceitável de exercícios aeróbicos moderados é de 150 minutos e de 75 minutos para atividades enérgicas.
O tabagismo pode proporcionar diversos tipos de câncer, por exemplo: o de pulmão, pâncreas, garganta, laringe, faringe, boca, esôfago, bexiga, fígado, colo do útero, rim, ureter, estômago, cólon e reto, traqueia, brônquios e leucemia mieloide aguda.
Além disso, o hábito de fumar é responsável por 90% das mortes de câncer de pulmão no país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 8 milhões de pessoas morrem por ano no mundo por conta da dependência do tabaco, sendo 7 milhões pelo uso direto e 1,2 milhões por conta do fumo passivo. No Brasil, 443 pessoas morrem por dia por conta do tabagismo. E mais: 161.853 mortes por ano poderiam ser evitadas.
Bebidas alcoólicas, alimentos processados, exposição ao sol e relações sexuais
O consumo em excesso de bebidas alcoólicas também pode levar ao câncer, entre eles, por exemplo, o de cólon, mama, rim, fígado e pulmão. Por conter quantidades consideráveis de sal, conservantes, gorduras, realçadores de sabor, açúcar e texturizantes, os alimentos processados devem ser evitados, pois aumentam significativamente o risco de câncer colorretal, além de doenças cardiovasculares.
O câncer de pele não melanoma é um dos mais recorrentes no Brasil e corresponde a 30% dos tumores malignos registrados. Uma das suas causas, por exemplo, é a exposição excessiva ao sol. Contudo, ele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e raro em crianças e em negros.
Relações sexuais sem preservativo também estão condicionadas a diversos tipos de câncer, como o de colón, colo do útero, vulva, anal, pênis e orofaringe, bem como doenças como HPV e hepatite B.
Fique ligado
A conscientização, portanto, faz parte do processo de divulgação sobre informações da luta contra o câncer. Atente-se aos sinais e procure ajuda médica em caso de sintomas. Por fim, aproveite e leia nossos outros artigos sobre os diversos tipos da doença. Se necessário, agende agora mesmo uma consulta.