skip to Main Content
Mariane Fontes MD | Tratamento Intravesicais
Tratamento Intravesicais

O tratamento intravesical é uma das opções de tratamento mais utilizadas para combater o câncer de bexiga. Essa técnica consiste em injetar medicamentos ou outras substâncias diretamente no interior da bexiga por meio de uma sonda.

Dessa maneira, a medicação afeta diretamente as células da parede da bexiga que estão acometidas pelo tumor. Por não atingir as células cancerígenas que se encontram em outras localidades, como no caso da administração de medicamentos via oral ou endovenosa, essa terapêutica é empregada somente para tumores superficiais, que estão localizados apenas nessa região, sem metástase para outros locais.

O tratamento pode ser realizado com a administração de quimioterápicos diretamente na bexiga com o objetivo de destruir as células cancerígenas. Além desses fármacos, há também outra técnica de imunoterapia que aplica a bactéria BCG (Bacilo Calmette-Guerin) na bexiga, a fim de estimular o sistema imunológico nessa região, favorecendo o ataque e destruição das células tumorais pelas próprias células de defesa do organismo.

A melhor opção de tratamento será sempre avaliada pelo médico responsável e o plano terapêutico traçado em conjunto com o paciente, respeitando sua vontade e autonomia.

Compartilhar