skip to Main Content
Mariane Fontes MD | Prevenção Do Câncer
Prevenção do Câncer

A prevenção contra o câncer está baseada em uma série de ações que visam reduzir as chances de desenvolvimento da doença. As principais ações consistem em um hábito de vida saudável, com o menor índice de estresse possível, associada à boa alimentação, ao sono reparador, à prática de atividades físicas e a demais fatores que contribuem para melhorar a qualidade de vida.

Com seus hábitos de vida podem influenciar o surgimento de câncer?

Tabagismo

Um dos grandes vilões para o desenvolvimento de diversos tipos de tumor é o tabagismo. Por isso evitar o uso de fumos e seus derivados é imprescindível para manter uma boa saúde e reduzir os riscos.

E a recomendação vale também para os cigarros eletrônicos. Não caia nessa armadilha! O cigarro eletrônico também é fator de risco para o câncer e diversas outras doenças graves.

Estudos recentes indicam que a urina de usuários de cigarros eletrônicos apresenta vários compostos ligados ao câncer de bexiga, um sinal de alerta preocupante, semelhante aos usuários do cigarro de tabaco.

As substâncias tóxicas ingeridas ao fumar e eliminadas pelo rim agridem o tecido da bexiga, aumentando o risco de desenvolvimento de um tumor maligno.

Sedentarismo e alimentação

A obesidade é o segundo principal fator causador do câncer, ficando atrás apenas do tabagismo.

Segundo um artigo publicado em 2017 pelo INCA com o título “Câncer e obesidade: um alerta do INCA”, em 2016 mais da metade dos adultos estavam acima do peso no Brasil, um dado muito preocupante, visto que de acordo com vasta evidência científica, o excesso de gordura corporal é fator de risco para pelo menos 13 tipos de câncer.

Esse índice alarmante sobre a obesidade é consequência da mudança de hábitos alimentares dos brasileiros, que cada vez mais estão trocando os alimentos naturais por alimentos industrializados, e do sedentarismo.

Praticar atividades físicas regularmente, manter um peso adequado controlado, associado a uma dieta alimentar balanceada, rica em vitaminas e nutrientes e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também são fatores importantíssimos para uma vida saudável.

E a suplementação com vitamina? Ela é a solução para prevenção do câncer?

São tantas opções de vitaminas disponíveis atualmente nas farmácias que fica fácil convencer a população de que elas são a solução para a saúde, longevidade e prevenção de doenças. Ou que se não fazem tão bem, pelo menos também não fazem mal. Mas será que é assim mesmo?

Estudos recentes mostraram que suplementos de vitaminas e minerais NÃO apresentam benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e morte por outras causas. Além disso, uma das substâncias estudadas, quando consumida em excesso, pode estar associada a um maior risco de desenvolvimento do câncer de pulmão.

Cabe ressaltar que a suplementação pode ser recomendada quando há alguma deficiência de vitaminas, porém apenas sob orientação médica.

As vitaminas que o seu corpo precisa para se manter saudável são todas encontradas na alimentação. Consuma alimentos naturais, fibras, coma frutas e vegetais diariamente, beba água e evite ao máximo os produtos industrializados e ultraprocessados. Se possível, busque a orientação de um Nutricionista.

Outros hábitos e fatores

Outros fatores como amamentação exclusiva até os seis meses de idade, vacinação contra hepatite B e HPV, evitar exposição solar sem o uso de proteção, além de evitar o consumo de carnes processadas também podem contribuir para reduzir o risco de desenvolvimento de câncer.

Portanto, o mais importante é procurar levar a vida com equilíbrio, sem cometer excessos, estando sempre atento à saúde física e mental a fim de prevenir o aparecimento do câncer e demais doenças.

Compartilhar