skip to Main Content
Mariane Fontes MD | Prevenção Do Câncer
Prevenção do Câncer

A prevenção contra o câncer está baseada em uma série de ações que visam reduzir as chances de desenvolvimento da doença. As principais ações consistem em um hábito de vida saudável, com o menor índice de estresse possível, associada à boa alimentação, ao sono reparador, à prática de atividades físicas e a demais fatores que contribuem para melhorar a qualidade de vida.

Um dos grandes vilões para o desenvolvimento de diversos tipos de tumor é o tabagismo. Por isso evitar o uso de fumos e seus derivados é imprescindível para manter uma boa saúde e reduzir os riscos. Praticar atividades físicas regularmente, manter um peso adequado controlado, associado a uma dieta alimentar balanceada, rica em vitaminas e nutrientes e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também são fatores importantíssimos para uma vida saudável.

Outros fatores como amamentação exclusiva até os seis meses de idade, vacinação contra hepatite B e HPV, evitar exposição solar sem o uso de proteção, além de evitar o consumo de carnes processadas também podem contribuir para reduzir o risco de desenvolvimento de câncer. Portanto, o mais importante é procurar levar a vida com equilíbrio, sem cometer excessos, estando sempre atento à saúde física e mental a fim de prevenir o aparecimento do câncer e demais doenças.

Compartilhar