skip to Main Content
Mariane Fontes MD | Hormonioterapia
Hormonioterapia

A hormonioterapia é uma das diversas opções de tratamento no combate ao câncer. Os hormônios são secretados por células e atuam de forma a conectar uma célula a outra, promovendo uma resposta do organismo a diferentes estímulos. No entanto, algumas células cancerígenas atuam utilizando esses hormônios para estimular seu crescimento e multiplicação.

Com a aplicação da hormonioterapia, os medicamentos atuam bloqueando a ação desses hormônios, como por exemplo ação da testosterona na próstata, a fim de evitar que eles estimulem o crescimento das células tumorais. Essa técnica normalmente é utilizada como terapia complementar ao tratamento cirúrgico ou de radioterapia, podendo ser utilizada em conjunto com quimioterapia ou outros tratamentos sistêmicos.

Os efeitos colaterais da hormonioterapia estão intimamente associados à falta do hormônio que será bloqueado. Com isso podem surgir sintomas como ganho de peso, perda do interesse e disfunção sexual, aumento do nível de gordura no sangue, além de maior risco de desenvolvimento de trombose e do aumento do risco cardiovascular. No entanto é importante ressaltar que os efeitos dependem sempre de cada caso especificamente, podendo variar de acordo com a resposta de cada paciente.

Compartilhar