skip to Main Content
Mariane Fontes MD | Radioterapia
Radioterapia

A radioterapia é uma das opções de tratamento utilizadas no combate aos diversos tipos de câncer. Essa técnica consiste na utilização de diferentes formas de radiação ionizante com o objetivo de destruir o DNA das células cancerígenas irradiadas. Embora nesse processo as células saudáveis também possam ser danificadas, normalmente sua reparação ocorre rapidamente, o que não acontece com as células neoplásicas.

Com o auxílio de novas tecnologias, atualmente é possível direcionar com maior precisão os raios ionizantes ao tumor, reduzindo a quantidade de tecidos saudáveis atingidos, proporcionando maior segurança e eficácia do tratamento.

Além de possuir finalidade curativa, de destruição total das células, nos casos de radioterapia paliativa essa técnica pode ser utilizada para controle de sintomas, aliviando dores, sangramentos e compressão de outros órgãos, além de reduzir a velocidade de crescimento do tumor.

Quanto aos efeitos colaterais, tudo depende de cada caso, havendo influência significativa da dose de radiação utilizada, o local a ser tratado, bem como da resposta do organismo ao tratamento. Entre os efeitos mais comumente relatados podemos citar cansaço, náuseas e vômitos, dificuldade de deglutição e reações cutâneas, além de problemas hematológicos. No entanto, vale lembrar que cada caso é único, podendo haver diferentes respostas de acordo com cada indivíduo. Procure sempre esclarecer suas dúvidas com seu médico; essa é a melhor maneira de enfrentar o tratamento com maior segurança e tranquilidade.

Compartilhar