skip to Main Content
Mariane Fontes MD | Cateter Totalmente Implantado
Cateter Totalmente Implantado

Os cateteres totalmente implantáveis, também denominados de dispositivos de acesso venoso central, têm como função a administração de medicamentos, e líquidos diretamente na corrente sanguínea. A colocação desses cateteres é muito útil também para facilitar a realização de exames, como coleta sanguínea de repetição e administração de quimioterapia. Normalmente são colocados por um cirurgião ou radiologista intervencionista com anestesia local e sedação.

O dispositivo é bastante utilizado em pacientes oncológicos para a administração de quimioterápicos, facilitando a aplicação da medicação e evitando a perfuração de diversas veias que podem ser lesadas durante o processo. Essa tecnologia proporciona ao paciente maior praticidade, menor desconforto e melhor qualidade de vida.

Entre as maiores vantagens obtidas pela utilização desses dispositivos podem-se destacar a administração de diferentes medicamentos simultaneamente, a administração de quimioterapia contínua (24 horas ou mais), e a transfusão sanguínea, além de facilitar o uso de medicação no ambiente domiciliar. Ele é cosmeticamente atraente já que fica pouco aparente e embaixo da pele.

É importante ter alguns cuidados com o manuseio do cateter, como realizar higiene adequada a fim de evitar infecções, bem como ter cuidado ao aplicar as medicações, evitando o deslocamento do cateter e possíveis complicações.

Você deve contatar seu médico imediatamente se:

  • A área do cateter ficar vermelha, inchada, dolorida, quente ou machucada.
  • Se houver sangramento.
  • Se apresentar febre.
  • Se houver vazamento de líquidos
  • Se apresentar falta de ar ou tontura.
  • Se o cateter não conseguir ser lavado, este pode estar obstruído. Nunca force líquidos para dentro do cateter.

Compartilhar