Quando se fala de dieta e câncer, muitas são as divergências sobre o assunto. No entanto, é praticamente unânime que praticar exercícios físicos regularmente, controlar o peso em uma faixa ideal e evitar o tabagismo são fatores imprescindíveis na prevenção ao câncer.
De acordo com a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), em torno de um terço dos casos de câncer podem ter associação com o estilo de vida e dieta alimentar. Embora ainda seja difícil chegar a conclusões definitivas, sabe-se que alguns alimentos podem auxiliar a reduzir a incidência do câncer.
Uma alimentação rica em grãos, azeite de oliva e oleaginosas podem estar associadas a uma redução na incidência do câncer de mama, mas estudos confirmatórios são necessários para uma conclusão definitiva. Vegetais como brócolis e couve-flor são ricos em vitaminas e minerais, e podem apresentar um papel protetor em relação a câncer de boca, faringe, esôfago e estômago.
Em contrapartida, estudos demonstram que uma alimentação rica em grandes quantidades de carne grelhada e defumada podem aumentar a incidência de alguns tipos de câncer, devido à presença de substâncias carcinogênicas.
Portanto, o mais indicado é que se tenha uma dieta balanceada, baseada no consumo de frutas, vegetais, grãos e oleaginosas, associada a um conjunto de hábitos saudáveis que promovem maior qualidade de vida e ainda podem auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer.