O que é um estudo clínico?
Um estudo clínico é uma pesquisa que usa pacientes para investigar formas de melhorar o tratamento de uma patologia. A participação nesses estudos é voluntária.
Os estudo clínicos tem como objetivo:
- testar novos tratamentos com intuito de avaliar se esses são melhores do que os tratamento disponíveis.
- testar se mudanças no estilo de vida podem prevenir ou reduzir a chance de desenvolver uma doença.
- testar novas formas de diagnosticar uma patologia.
Existem três tipos de estudos clínicos que avaliam novas drogas. O tipo de estudo depende do seu objetivo e de quanto que a droga já foi alvo de pesquisa.
- Estudos de fase 1: avalia-se a segurança de um tratamento, investiga-se como um medicamento deve ter a sua administração, além de sua dosagem e efeitos colaterais.
- Estudos de fase 2: avalia-se um medicamento em uma doença específica focando na sua eficácia e efeitos colaterais.
- Estudos de fase 3: compara-se um novo tratamento com um tratamento aprovado para uma determinada doença. Descobre-se se o novo tratamento é melhor, pior ou igual ao tratamento aprovado e também se compara os tipos e intensidade dos efeitos colaterais.
Quem pode participar de um estudo clínico?
Muitos estudos são específicos para um tipo de doença e nem todo mundo que quer participar pode fazê-lo. Os estudos geralmente têm critérios de inclusão rigorosos e muitas vezes é necessário avaliar as condições cardíacas, hepáticas e renais, por exemplo, para definir se o paciente poderá ser incluído ou não na pesquisa. Essas avaliações são feitas por exames de sangue bem como de imagem.
Quais os benefícios de participar de um estudo clínico?
- Ter acesso a um novo tratamento que ainda não está disponível para a população geral.
- Tratar da sua doença com um especialista e se beneficiar de um seguimento, além de avaliações detalhadas e minuciosas.
- Futuramente ajudar pessoas que terão o mesmo diagnóstico que você com desenvolvimento de novos tratamentos e tecnologias.
Quais são as desvantagens de participar de um estudo clínico?
- As drogas testadas podem ter efeitos colaterais inesperados e desconhecidos.
- O novo tratamento pode não ser tão eficazes quanto os tratamentos que já tiveram aprovação.
- Você pode participar de um estudo que envolve placebo e consequentemente não receber a droga ativa. O placebo geralmente é utilizado quando não há certeza que o tratamento ajuda os pacientes ou se não existe um tratamento aprovado.
Em geral quando um estudo compara dois tratamentos, metade dos pacientes recebe a droga nova e metade recebe o tratamento aprovado/ placebo. A escolha do que você vai receber não é feita pelo seu médico e muitas vezes ele também não saberá qual droga você recebeu até que o estudo termine.
O que mais preciso saber sobre pesquisa clínica?
A decisão final de participar ou não de um estudo clínico é sempre do paciente. Para auxiliá-lo nesta decisão, seu médico responderá todas as suas perguntas. Ele deve lhe explicar o racional do estudo clínico, os riscos e benefícios, os exames que serão necessários e o tratamento proposto. Se concordar em participar, você assinará um termo de consentimento.
Experts avaliam antes e durante o estudo a segurança relacionada ao tratamento para que pacientes possam participar de forma segura.
Não há nenhum tipo de tarifa ou taxa para que você possa participar do estudo. Os exames e tratamento do estudo são por conta do patrocinador da pesquisa.
Durante o estudo você terá que cumprir com uma agenda de consultas, exames e tratamentos.
Se você tem câncer e deseja saber mais sobre estudos clínicos você pode acessar o site https://clinicaltrials.gov/ ou perguntar ao seu médico.