skip to Main Content
Mariane Fontes MD | Câncer De Próstata
Câncer de Próstata

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula encontrada no homem que produz um líquido que compõe o sêmen. Ela fica abaixo da bexiga e na frente do reto, e forma um anel em torno da uretra (tubo que leva urina para fora do corpo).

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata surge quando as células normais da próstata se tornam anormais e crescem sem controle. O câncer de próstata ocorre mais comumente em homens com mais de 50 anos. Apesar de ser um câncer muito comum nos homens, esse tende a crescer de forma lenta logo a maioria dos indivíduos afetados não morrem desta patologia. Nos últimos 20 anos devido aos avanços no diagnóstico, o câncer de próstata é frequentemente diagnosticado em estágios iniciais onde obtém-se uma maior taxa de cura

Quais são os sintomas?

A maior parte dos pacientes são assintomáticos, entretanto em estágios mais avançados alguns sintomas podem surgir, como:

  • aumento da frequência para urinar
  • um jato urinário mais fraco

Esses sintomas não são exclusivos do câncer de próstata e estão comumente relacionados a outras patologias da próstata, como a hiperplasia prostática benigna (HPB, próstata grande), mas a sua presença requer investigação pelo seu médico.

Outros sintomas menos comuns são: sangue na urina ou sêmen, disfunção erétil.

Existe um teste para o câncer de próstata?

Como a maioria dos pacientes são assintomáticos, a suspeição ocorre por conta do exame de PSA (exame de sangue) alterado e/ou pela alteração identificada no exame do toque

O que é o exame do toque?

O exame do toque é usualmente realizado pelo médico urologista no qual ele sente a próstata por via retal e identifica se existem áreas anormais. Quando áreas anormais são identificadas outros testes serão realizados para confirmação do diagnóstico de câncer.

Quais testes confirmam o câncer de próstata?

O ultrassom e a ressonância magnética da próstata auxiliarão na investigação do câncer. Os exames de imagem mostram o corpo por dentro, identificam lesões com crescimento anormal e identificam se o câncer invadiu órgãos adjacentes

A biópsia é o teste confirmatório, que comprova a presença do câncer. O médico urologista ou radiologista usará uma agulha para retirar pequenos pedaços da próstata. O procedimento é realizado com anestesia local. O desconforto relacionado ao procedimento é de intensidade leve a moderada. O procedimento como um todo geralmente dura aproximadamente 15 minutos. Após o procedimento o paciente pode apresentar desconforto retal e na área próximo ao reto, períneo. Pode apresentar sangramento pelo reto, na urina e/ou no sêmen, além disso existe um pequeno risco de infecção que pode necessitar de antibióticos.

O tecido retirado na biópsia será analisado por um médico patologista para confirmar se é câncer. O resultado geralmente está disponível em 7-10 dias. Com o avanço da biologia molecular, novos testes realizados no material da biópsia são capazes de fornecer informações adicionais e auxiliar na decisão terapêutica.

Escore de Gleason é determinado pelo patologista por avaliação microscópica, quanto maior o escore de Gleason maior a chance do tumor se comportar de forma agressiva.

O que é estadiamento

Após o diagnóstico é importante determinar a extensão da doença. O estadiamento determina o tamanho e os órgãos que estão comprometidos, sendo isso crucial para definição de tipo e duração do tratamento e se o mesmo é curativo ou não.

Os exames geralmente solicitados para o estadiamento são: cintilografia óssea, tomografia computadorizada e /ou ressonância nuclear magnética.

Compartilhar