skip to Main Content
Mariane Fontes MD | Câncer De Testículo
Câncer de Testículo

O câncer de testículo consiste na neoplasia maligna mais frequente em homens com menos de 45 anos de idade. Os testículos se encontram no interior da bolsa escrotal e sua função está relacionada com a produção de espermatozoides e de hormônios responsáveis pelas características masculinas.

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de testículo é a criptorquidia, que ocorre quando um ou ambos os testículos não descem para a bolsa escrotal. Além disso, exposição a radiações ionizantes e histórico familiar de tumores de testículo também aumentam sua incidência.

Em alguns casos há o desenvolvimento do tumor sem qualquer manifestação clínica. Quando a doença se manifesta clinicamente, normalmente os sintomas mais comuns incluem nódulo ou inchaço no testículo, acompanhado ou não de dor, crescimento ou dor nas mamas, além de dor lombar e abdominal nos casos em que pode haver metástases.

O diagnóstico precoce é de extrema importância para aumentar as possibilidades de tratamento e cura, promovendo melhor qualidade de vida ao paciente e terapias menos invasivas com melhores respostas.

Compartilhar